sábado, 28 de setembro de 2013

Arquitetura Chinesa e seus mistérios


A arquitetura da China é tão antiga quanto à civilização chinesa. A principal característica das construções chinesas desde a pré-história até hoje é advinda do sistema indígena. O estilo arquitetônico da China é inspirado  nas características regionais da civilização, nos sistemas de produção, crenças religiosas, hábitos cotidianos e padrões culturais.
A área de influência cultural na arquitetura chinesa foi estabelecida ao longo das áreas territoriais da Manchúria ao norte da Indochina francesa, onde predomina o mesmo sistema construtivo.
A madeira é a principal matéria-prima das construções chinesas utilizada principalmente para a armação estrutural das casas dando profundidade e largura. A aplicação de verniz de cores fortes e brilhantes na estrutura de madeira, e a técnica de construir plataformas a fim de prevenir danos devido à umidade são características deste sistema de construção.
Grandes construções da engenharia e arquitetura chinesa de caráter civil e militar foram feitas com pedras e escavadas em rocha viva, tais como A Grande Muralha e os templos budistas que apresentam axialidade e simetria.
No inicio do século XX, arquitetos chineses educados no Ocidente introduziram métodos de construção mais modernos em contrastes com os desenhos tradicionais chineses. Os principais estilos arquitetônicos chineses são  popular, imperial e religioso.
Os principais monumentos arquitetônicos da China são:
  • Temple of Heaven: também conhecido como Templo do Céu é um complexo de templos taoístas situado em Pequim. Foi construído em 1420 nas Dinastias Ming e Qing, e era utilizado para pedir intercessão celestial para as colheitas na Primavera e dar graças ao Céu pelos frutos obtidos no Outono. Em 1998 foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.
  • The Forbidden City: ou Cidade Proibida foi o Palácio Imperial da Dinastia Ming e Qing. Construído de 1406 a 1420 no centro de Beijing consiste em um complexo de 980 edifícios e abrange 720 mil m ², e exemplifica bem a arquitetura palaciana chinesa.
Forbidden City Beijing
  • Jade Buddha Temple: localizado em Xangai foi fundado em 1882.
MINOLTA DIGITAL CAMERA
  • Ponte dos 17 Arcos: é a maior ponte do Palácio de Verão, e liga a torre octagonal e a Ilha Sul do Lago. Possui 150 metros de comprimento por 8 metros de largura foi construída no Reinado de Qianlong de 1736 a 1795.
Ponte dos 17 Arcos
  • The Bell Tower: ou Torre do Sino de Xi’an foi construída na Dinastia Ming em 1384, e é o símbolo da cidade. A torre é de estrutura de tijolo e madeira e possui 40 metros de altura.
Xian_Bell_Tower_city
  • The Pagoda of Flowers: caracterizada pela tradicional arquitetura chinesa é um antigo pagode de uso religioso.
Pagode
  • A Grande Muralha: ou Muralha da China é uma estrutura da arquitetura militar chinesa que foi construída durante a China Imperial, e sua função era exclusivamente defensiva.
china-muralha
A arquitetura moderna da China se caracteriza pelo intercâmbio entre a China e o Ocidente e a diversificação de estilos. As principais construções deste estilo moderno chinês são:
  • Centro Aquático Nacional de Pequim: conhecido como Cubo d’Água é um centro aquático construído próximo ao Estádio Nacional de Pequim, no Olympic Green. Foi construído em 2003 para os Jogos Olímpicos de Verão de 2008.
Cubo d'água
  • Bolsa de Valores de Xangai: construção em estilo moderno de 1990.
Shanghaistockexchange
  • Torre Pérola Oriental: é uma torre de televisão localizada no distrito de Pudong ao lado do Rio Huangpu em Xangai. O desenho da construção foi inspirado em um poema da Dinastia Tang, e foi construída de 1991 a 1995. Possui 468 metros de altura, e é considerada a torre mais alta da Ásia.
Torre Pérola
Os artigos aqui publicados e este blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. ÉPROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo os artigos aqui expostos, pois estão todos registrados.

Share on :
 
© Copyright Rede Mais Gospel 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all