domingo, 3 de fevereiro de 2013

Veja 4 dicas para fugir de uma franquia problemática

A consultora Claudia Bittencourt, 60, especializada em franquias, tem algumas recomendações que valem para todos os tipos de redes, boas e ruins: conversar com os franqueados atuais -e, principalmente, com os que já abandonaram a marca- e pedir para um advogado ver o contrato.

Como identificar que uma franquia pode ser uma furada?
Fácil demais
Se a marca está crescendo rapidamente, com poucos -ou nenhum- critério na seleção dos franqueados, pesquise mais dados da empresa; busque saber como é a situação financeira.
Sinal amarelo
Uma mostra de que talvez a franqueadora sobreviva somente da taxas de franquia é se ela incentivar o candidato a franqueado a pegar dinheiro emprestado para poder ingressar na rede.
Calouros
A essência das franquias é transferir conhecimento. Se a marca é nova e já começou como franqueadora, sem passar por aprendizado com unidades próprias, a chance de dar errado é maior.
Mercado secundário
É possível entrar em uma rede adquirindo uma unidade já estabelecida. Se esse for o caso, é importante saber os motivos que estão levando o antigo franqueado a se desfazer da operação.
Divulgação
Claudia Bittencourt é sócia da consultoria que leva seu sobrenome

Fonte: Folha de São Paulo
Share on :
 
© Copyright Rede Mais Gospel 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all