quarta-feira, 12 de junho de 2013

China lança sua mais longa missão espacial tripulada

A tripulação, que conta com uma mulher pela segunda vez na história do país, deve ficar em órbita durante 15 dias



Nave chinesa Shenzhou 10 decola da base espacial de Jiuquan, no norte do país (China Daily/Reuters)
A China lançou nesta terça-feira sua quinta e mais longa missão espacial tripulada, de 15 dias, e, pela segunda vez, vai mandar uma mulher ao espaço. A missão, que conta com outros dois astronautas, representa uma etapa chave do ambicioso programa espacial de Pequim. Ela tem como objetivo aperfeiçoar a capacidade de a agência espacial chinesa realizar acoplagens e também melhorar as tecnologias necessárias para construir uma estação espacial, o que o país pretende fazer até 2020. O lançamento já havia sido anunciado no fim do ano passado pelo governo chinês.

Saiba mais

TIANGONG-1
O módulo experimental da estação chinesa tem 8 toneladas com formato cilíndrico e uma escotilha de acoplamento em cada ponta. A estrutura possui dois compartimentos, um para guardar carga útil e outro equipado com computadores e dispositivos de controle da espaçonave.O módulo Tiangong-1 será um laboratório de testes para a futura estação espacial chinesa
O foguete Longa Marcha 2F, que transporta a nave Shenzhou 10 (Nave divina), decolou às 17h38 no horário de Pequim (6h38 no horário de Brasília) da base espacial de Jiuquan, no deserto de Gobi, segundo imagens exibidas pelo canal estatal CCTV. A Shenzhou 10 deve alcançar o módulo Tiangong 1 (Palácio celestial), atualmente em órbita ao redor da Terra.
"Essa missão leva o sonho espacial da nação chinesa", declarou o chefe de Estado, Xi Jinping, que retornou de uma viagem no fim de semana aos Estados Unidos, onde foi recebido pelo presidente americano, Barack Obama.
Mulher – A austronauta Wang Yaping, de 33 anos, é piloto de avião e tem a patente de comandante das Forças Aéreas do Exército Popular de Libertação. Ela demonstrou sua habilidade em maio de 2008, participando dos trabalhos de resgate durante o terremoto de Sichuan (no sudoeste), em 2008 – o mais grave em mais de três décadas na China e que causou 88.000 mortes e milhares de desaparecidos. No mesmo ano, ela pilotou um avião para modificar o clima durante as Olimpíadas de Pequim.
Wang integra a missão ao lado do comandante de voo, o general Nie Haisheng, de 48 anos, e de Zhang Xiaguang, um coronel de 47 anos. A missão acontece 50 anos depois de a russa Valentina Tereshkova ter se tornado a primeira mulher cosmonauta.
Corrida espacial – Em 2003, a China organizou o primeiro voo espacial tripulado e, em junho de 2012, enviou a primeira mulher ao espaço, Liu Yang, piloto de caça, que virou uma heroína nacional.
Apesar de ainda apresentar uma capacidade espacial inferior à da Rússia e dos Estados Unidos, a China desenvolve um ambicioso programa espacial, que inclui o objetivo de enviar um homem à Lua e construir uma estação orbital similar à Estação Espacial Internacional (ISS) até 2020.

(Com Agência France-Presse)
Fonte: Veja online
Share on :
 
© Copyright Rede Mais Gospel 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all