Foto: Divulgação |
Parece um brinquedo como os de parques de diversões, mas é uma alternativa de transporte para o futuro. O conceito foi revelado por Elon Musk, empreendedor norte-americano. Com o invento, uma viagem entre SP e RJ demoraria apenas 15 minutos, contra os atuais 50 minutos da ponte aérea.
Segundo Musk, o projeto pode entrar em funcionamento no prazo de 7 a 10 anos. Com custo estimado em R$ 13 bilhões, a cápsula custa 10% do valor do projeto do trem-bala da Califórnia, ligando Los Angeles e San Francisco. O sistema lembra os tubos usados para transportar documentos em prédios antigos.
Depois de reclinados nos assentos, os passageiros sentiriam a aceleração causada pela decolagem de um avião. As cápsulas seguiriam por um tubo de grande diâmetro quase sem ar e manteriam a posição com o uso de força magnética, flutuando sobre um colchão de ar. Para reduzir a fricção, um poderoso ventilador na parte da frente extrairia o ar do tubo.
Batizado de Hyperloop, o sistema teria cápsulas com capacidade para até 28 passageiros, com custo de R$ 45 por pessoa. As viagens teriam intervalo de 30 segundo entre elas. Você teria coragem de viajar nesse tubo de ar comprimido? (vi no Estadão, dica do Leonardo Sacco)
Fonte: yahoo