Médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior desembarcam neste sábado nos estados onde atuarão. Na Paraíba e no Paraná, os profissionais do Mais Médicos já chegaram. A partir de segunda-feira, eles passarão por uma semana de acolhimento nas capitais. A ideia é que se familiarizem com as características específicas da população que vão atender, além de conhecerem a estrutura da rede pública de saúde local.
Leia também:
Reprovado no Mais Médicos passará por 'recuperação'
Mais Médicos adia atividades com formados no exterior
Leia também:
Reprovado no Mais Médicos passará por 'recuperação'
Mais Médicos adia atividades com formados no exterior
No Paraná, os estrangeiros chegaram ao aeroporto de Curitiba às 10h30, onde foram recebidos pelo coordenador nacional do programa, o secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales. Entre eles, um médico egípcio e dois brasileiros formados na Rússia.
A chegada à Paraíba de treze profissionais do Mais Médicos foi confusa. Por volta das 10h deste sábado, eles chegaram a João Pessoa. Os cubanos, espanhóis, um uruguaio e um brasileiro formado em Cuba, foram recebidos por uma comitiva que reuniu participantes da coordenação do programa e o secretário de Saúde da capital paraibana, Adalberto Fulgêncio. O estado da Paraíba deve receber 29 cubanos e quatro outros médicos, entre estrangeiros e brasileiros formados no exterior.
Por volta das 13h de hoje, 18 médicos desembarcaram na Base aérea de Palmas, no Tocantins. No grupo, havia um brasileiro formado na Espanha e 17 cubanos. Na chegada, foram recebidos pela representante do Ministério da Saúde, Miraci Astun, e levados para o Palácio Araguaia, onde se encontraram com o governador do estado, Siqueira Campos.
De acordo com o Ministério da Saúde, todas as capitais do país vão receber os médicos, com exceção de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Os médicos com diploma estrangeiro chegaram ao Brasil há três semanas, quando fizeram um curso sobre o sistema público de saúde brasileiro. No último dia do curso, eles passaram por uma avaliação oral eliminatória, que analisou o desempenho na comunicação com enfermeiros e pacientes brasileiros.
Fonte: Yahoo





