Encontros misturam música, momentos de reflexão, palestras e comédias.
Objetivo é criar clima de uma congregação sem o peso da religião.
Comediantes britânicos e fundadores da 'nova religião' durante a primeira 'Celebração Dominical' em Los Angeles (Foto: Jae C. Hong/ AP) |
Um novo movimento tem chamado a atenção do mundo: os encontros de ateus em "mega igrejas". Dezenas de reuniões realizadas por defensores e detratores do ateísmo têm surgido nos Estados Unidos e na Austrália depois de terem sucesso no Reino Unido no início deste ano. O movimento foi impulsionado pelas mídias sociais e foi liderado inicialmente por dois comediantes britânicos.
No domingo (10), foi a fez de Los Angeles, nos Estados Unidos, ter a sua "Celebração Dominical" inaugural, que atraiu várias centenas de pessoas vinculadas por sua "crença na não-crença". Centenas de ateus e de "curiosos" se reuniram em um auditório em Hollywood para um encontro cheio de música ao vivo, momentos de reflexão, "palestra inspiradora" sobre as coisas esquecidas e comédia stand-up.
Durante o "culto", os participantes bateram os pés, bateram palmas, gritaram e cantaram, além de se divertiram com as comédias. No final, os voluntários passaram caixas de papelão para doações.
Encontros semelhantes em San Diego, Nashville, Nova York e outras cidades norte-americanas têm atraído centenas de ateus que buscam a camaradagem de uma congregação sem religião ou ritual. Leia Mais...
Fonte: G1