domingo, 17 de novembro de 2013

De cabeça virada - O que faz uma pessoa virar a cabeça?

Justin Bieber e Miley Cyrus abandonaram a imagem angelical e hoje estampam o noticiário sempre que o assunto é polêmico


Por Rê Campbell / Fotos: AFP e Reuters 
Quem acompanhou a trajetória do menino conhecido no mundo inteiro pelo hit musical “Baby” ficou surpreso com as últimas atitudes dele. O cantor canadense Justin Bieber (foto acima) literalmente “pintou o sete” durante sua passagem pelo Brasil. Em vez de dar show nos palcos, o rapaz, agora com 19 anos de idade, envolveu-se em uma série de encrencas. Foi expulso do hotel Copacabana Palace por desrespeitar a regra que proíbe garotas de programa no local, quebrou objetos do quarto antes de sair, humilhou fãs, atrasou o show em São Paulo e abandonou o palco antes do fim do espetáculo. No Rio de Janeiro, ele ainda pichou muros, mandou seguranças agredirem fotógrafos e disse a um grupo de brasileiros que eles eram “os piores fãs do mundo”, segundo o R7.
Depois dos inconvenientes que causou, o próprio Bieber tentou se justificar no Instagram, dizendo: “Eu sou louco, sim; é o que o jogo fez comigo”. O canadense é mais um dos ídolos teens que parecem ter se transformado da noite para o dia. Antes conhecido como o “bom moço” de franja jogada de lado, hoje aparece em jornais e revistas sempre envolvido em confusões. Atitudes descabidas também são a marca registrada de celebridades como as cantoras Miley Cyrus, Britney Spears e a atriz Lindsay Lohan. Como o canadense, as moças começaram a trabalhar bem cedo na indústria do entretenimento, antes mesmo de chegarem à adolescência.
Miley, a famosa Hannah Montana do seriado adolescente, também tem sido destaque na mídia desde 2010, com o lançamento de um álbum mais ousado. Daí em diante a cantora envolveu-se em confusões e performances polêmicas. 
Em agosto deste ano, por exemplo, Miley Cyrus (foto ao lado) surpreendeu os fãs em sua apresentação no Video Music Awards, maior premiação musical dos Estados Unidos. Ela dançou com gestos sensuais e ainda fez dueto com Robin Thicke, rebolando no colo no rapaz como se simulasse o ato sexual. Além disso, ela tem desfilado com roupas transparentes e chegou a ir a uma festa com um dos seios quase completamente à mostra. Colegas de profissão como Kate Perry afirmam que Miley segue a linha de Britney Spears, também conhecida como a “boa moça” que entrou de cabeça na sensualidade até perder a linha.
Dos preceitos cristãos às mudanças radicais
Assim como Britney (que iniciou sua carreira cantando em igreja batista), tanto Miley quanto Justin se diziam jovens cristãos no início da fama. Em 2007, Billy Ray, pai de Miley, revelou à revista People que a garota frequentava a igreja todas as semanas. Miley também fez declarações à revista. “Quero me manter virgem até o dia em que me casar. Fui criada em uma família cristã”, disse ela.
Justin, por sua vez, costumava falar sobre a importância da fé em Deus. Em 2010, ele fez questão de dizer que era cristão à agência Associated Press: “Eu sou cristão, eu acredito em Deus, eu creio que Jesus morreu numa cruz por meus pecados. Eu acredito que tenho um relacionamento e eu sou capaz de falar com Ele. E, realmente, Ele é a razão pela qual estou aqui, então eu definitivamente tenho que lembrar isso”, afirmou o garoto.
Afinal, o que leva uma pessoa que se diz cristã a tomar atitudes que contradizem os princípios cristãos? Por que um cristão abandona seus próprios valores em troca de fama ou dinheiro?
Sucesso relâmpago
A chegada rápida à fama e a falta de estrutura emocional explicam parte das mudanças sofridas pelos astros teens. A opinião é de Adriano Lopes, coordenador do grupo Força Jovem Universal no Estado de São Paulo. “Muitos ídolos até seguiam as orientações da família, tinham conduta cristã, mas o sucesso relâmpago faz com que eles fiquem influenciados por pessoas que não são bons exemplos”, argumenta.
Ainda segundo Adriano, o desejo de ser famoso e reconhecido pode confundir algumas pessoas e levá-las a abandonar antigos princípios. “No caso dessas celebridades, elas estão na mídia desde a infância. Talvez tenham faltado estrutura, acompanhamento dos pais e orientação para lidar com tanto dinheiro, sucesso e assédio de fãs e da mídia. Por isso, muitos se envolvem com drogas, álcool e deixam o sucesso subir à cabeça”, acrescenta.
Jovens que não receberam uma boa base familiar na infância são os mais influenciáveis. O alerta é da educadora Jane Garcia. “Crianças e adolescentes precisam de limites. Cabe aos pais terem equilíbrio e sabedoria para que cheguem a um denominador comum. O sucesso para uma família feliz é manter o equilíbrio e muito diálogo”, explica Jane, que coordena a EBI (Educação Bíblica Infantojuvenil) em São Paulo.
Famosos e anônimos
Não são apenas os famosos que abandonam os próprios valores de uma hora para a outra. Afinal, quem nunca presenciou a transformação de um familiar ou um amigo que antes era um exemplo e hoje não passa de uma sombra do passado?
Quando uma pessoa começa a dar mais valor a posses, fama e poder do que aos próprios princípios, ela corre o risco de esquecer de si mesma. Indivíduos que sacrificam tudo o que for preciso para satisfazer seus desejos acabam destruindo o que mais importa. Valores nobres como a honestidade e o respeito ao próximo vão para o lixo e sobram apenas sentimentos como insegurança e ambição.
Pessoas que deixam seus valores pelo caminho estão em todos os lugares: nas ruas, na internet, no trabalho ou mesmo em cargos públicos. Jovens que fazem vídeos de mau gosto só para conseguir 5 minutos de fama na internet são alguns desses exemplos. E o que dizer de colegas de trabalho que, em vez de ajudar a equipe, preferem espalhar calúnias e fofocas para tirar vantagem? E os funcionários públicos que armam esquemas para roubar dinheiro do povo, chantageando empresários e fornecedores? Famosos ou não, eles são movidos pelas mesmas ambições e deixam os sentimentos falarem mais alto do que a razão.
Ilusão e falta de atividades
As atitudes “tortas” de alguns artistas acabam influenciando muitos jovens, que passam a imitá-los como bons exemplos. Para Jane Garcia, o problema está ligado ao poder que a mídia exerce na sociedade. “Como os adolescentes ainda estão em formação, eles recebem forte influência da mídia. O adolescente que não tem coragem de assumir suas vontades fica seduzido por aquele ‘personagem’ da mídia e consegue, em cima de uma fantasia, sair de seu mundo vazio e sem forma”, analisa.
Adriano Lopes reforça a opinião. “No palco, todo mundo parece feliz. É muito comum o jovem achar que a vida das estrelas é muito boa, um exemplo a ser seguido”, diz.
E como reverter?
Para os entrevistados, a solução é oferecer aos jovens atividades esportivas, culturais e formação profissional. “O jovem vive uma busca incessante por novas descobertas e ao mesmo tempo ele quer se destacar entre os amigos. O grande problema da juventude é a falta de ocupação, falta de algo que estimule o crescimento pessoal e profissional”, explica Adriano.
E nunca é tarde para começar. “Na Força Jovem, recebemos jovens desacreditados pela família, dependentes químicos, depressivos e desiludidos. Por meio de acompanhamento, orientações e cursos, o jovem se transforma e descobre o seu potencial”, garante Adriano. O grupo Força Jovem oferece atividades gratuitas como dança, teatro, coral, diversas modalidades esportivas, cursos de idiomas, profissionalizantes e até orientação para o vestibular.
Apesar dos casos de ídolos teens que se transformam da noite para o dia, o certo é que não são apenas os jovens ou os famosos que trocam a razão pelas emoções sem limites. O problema é grave, mas nem tudo está perdido. Com um pouco de disposição para refletir, é possível retomar os princípios mais verdadeiros do ser humano.
A trajetória de altos e baixos de algumas estrelas
No início, elas tinham atitudes angelicais, eram educadas e meigas. Com o passar do tempo, o jeito de falar e de se vestir foi se modificando e elas assumiram atitudes grosseiras, infantis ou mesmo estranhas.
Depois de receber diversos prêmios, a cantora Britney Spears (foto ao lado) passou por crises que incluíram passagem por clínica psiquiátrica, briga pela guarda dos dois filhos e problemas com o peso corporal. Ela chegou a raspar os cabelos com máquina zero, abandonando as madeixas loiras.
Após o sucesso atingido com filmes como "Operação Cupido" e "Meninas Malvadas", a atriz e cantora Lindsay Lohan desandou. Ela se envolveu com drogas e nos últimos anos revezou seu tempo entre tribunais de justiça, clínicas de recuperação para dependentes químicos, prisão e escândalos em festas. Tudo acompanhado por revistas e sites de fofoca e por fãs perplexos.
Share on :
 
© Copyright Rede Mais Gospel 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all