(Foto: Divulgação/TV Record) Edir Macedo defende que ser crente não é garantia de salvação ou prosperidade |
O bispo Edir Macedo, seu braço direito Honorilton Gonçalves da Costa e também Julio César Ribeiro foram absolvidos - por unanimidade - da acusação de falsidade ideológica no processo de venda de uma rede de TV em Santa Catarina (SC). O julgamento aconteceu na terça-feira (26) e foi realizado pela 7ª turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região em Porto Alegre (RS).
O caso analisado ocorreu em 2002 e partiu de uma denúncia do Ministério Público (MP), envolvendo também a Polícia Federal (PF). Segundo o MP, o religioso - fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) - teria utilizado uma procuração assinada seis anos antes pelo ex-colaborador da Igreja, Marcelo Nascente Pires, para transferir, sem a autorização dele, a Televisão Vale do Itajaí para o nome de outro funcionário de sua confiança.
De acordo com as investigações, para se proteger, o bispo mantinha em seu poder procurações em branco que permitiam a transferência das empresas. Assim, a qualquer momento, ele poderia manejar, como quisesse, as organizações midiáticas. Segundo o Ministério das Comunicações, a transferência da empresa de Marcelo Pires para Honorilton Costa precisaria de uma autorização prévia para ocorrer.
A juíza federal Salise Monteiro Sanchotene, que trabalhou na ação, considerou que, embora existam suspeitas, a condenação não pode ser embasada apenas em presunções.
O bispo poderia ter sido enquadrado nos artigos 299 e 304 do Código Penal, que regulam, respectivamente, a declaração falsa em documento e a falsidade ideológica. Os crimes têm penas que podem variar de um a cinco anos de reclusão, além de multa.
O empresário da Rede Record, Edir Macedo, ficou em Nova Iorque, na costa leste dos Estados Unidos (EUA), em boa parte do período em que o processo corria, e, por isso, faltou a uma série de audiências.
A IURD está presente em mais de 150 países e tem aproximadamente 8 milhões de fieis. O patrimônio de Macedo é estimado na casa dos bilhões.
Fonte: Christian Pos