Segundo informações publicadas no jornal britânico The Guardian, o número de prisioneiros nas cadeias da Suécia diminuiu tanto que os políticos do país decidiram fechar pelo menos quatro prisões e um centro de detenção preventiva. Entre 2001 e 2012, houve uma queda de 6% nos números de pessoas detidas.
Para o chefe de prisão e serviços de liberdade condicional sueco, Nils Öberg, o país agora tem a oportunidade de “fechar uma parte da infraestrutura penitenciária da qual não precisa mais nesse momento”.
As causas da acentuada diminuição do número de detentos são desconhecidas. Mas Öberg acredita que o bom índice tenha sido alcançado com uma exitosa campanha de reabilitação de presos.
Atualmente, a Suécia conta com 82 unidades prisionais e sua população total de presos no ano de 2012 foi de 6.384, uma taxa de 67 presos a cada 100 mil habitantes. No mesmo período, o Brasil tinha uma taxa de 274 detidos a cada 100 mil habitantes. Os dados são do ICPS (Centro Internacional para Estudos Prisionais, em inglês).
Fonte: BOL e Verdade Gospel.