quinta-feira, 3 de julho de 2014

Pastores debatem “a origem do mal” e os motivos para que Deus permita sua existência; Assista

O programa Academia em Debate, apresentado pelo reverendo Augustus Nicodemus Lopes, debateu “a origem do mal” e a razão de sua existência no mundo. Os convidados foram os pastores Leandro Lima e Heber Carlos de Campos Jr.
Lopes introduziu o debate dizendo que um dos argumentos mais usados por ateus para duvidarem da existência de Deus é apontar para a existência do mal e questionar como é possível que um ser divino e bom permita a dor e o sofrimento aos humanos. “Como responder a isso?”, questionou o reverendo presbiteriano.
“A concepção popular de Deus quase nunca está de acordo com o que a Escritura revela”, disse o pastor Leandro Lima. “A solução para o enigma está em perguntar se existe um propósito, uma razão para que o mal exista. E justamente a Bíblia nos dá essas razões. Deus permite a existência do mal para, em última instância, revelar sua glória”, acrescentou.
O apresentador perguntou ao pastor Campos Jr. se isso não caracterizaria a existência de egoísmo no caráter de Deus, e a resposta foi negativa: “Essa é uma boa pergunta, porque geralmente se acha que Deus tem que ser nivelado à nossa situação, e se esquece que Deus está numa categoria diferenciada da nossa. Se nós falamos que Jesus Cristo revelaria as glórias do Deus triuno ao se encarnar, e morrer por pecadores, a gente não está dizendo que Deus é egoísta porque Ele está assumindo a dor de resolver o problema do mal”.
Na sequência, Lopes questionou se as teses do teísmo aberto são coerentes com o cristianismo, pois segundo o reverendo, “para livrar a cada de Deus” de eventuais responsabilidades sobre a existência do mal, prega que “o futuro está em construção” como resultado das ações humanas.
A resposta do pastor Lima foi negativa: “Não, é totalmente incompatível [com o cristianismo] porque na tentativa de ‘justificar’ Deus, [o teísmo aberto] acaba rebaixando, diminuindo Deus”. Campos Jr. acrescentou que “além de rebaixar Deus, é incompatível com o registro bíblico”.
Assista:


O programa Academia em Debate se propõe a incentivar diálogos entre estudiosos sobre temas que, apesar de recorrentes, despertam a curiosidade popular e possuem relação direta com o cotidiano dos fiéis.
Recentemente uma edição do programa se tornou motivo de acalorados debates posteriores através das redes sociais, quando se discutiu a Teologia da Missão Integral, que prega, em suma, “o Evangelho todo para o homem todo”.
Fonte: Gospel+


Share on :
 
© Copyright Rede Mais Gospel 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all