segunda-feira, 15 de setembro de 2014

China: parques têm ‘feirões’ com pais em busca de casamento para os filhos

A busca pelo pretendente ideal, por parte
 dos pais, muitas vezes acontece sem o
consentimento dos filhos. Na cultura chinesa é considerada
 uma desonra mulheres acima de 30 anos que ainda estejam solteiras
Jovem, bonita e bem-sucedida. Enquanto no Brasil tais características não chegam a ser essenciais para quem quer namorar, na China os pré-requisitos não param por aí. Ter pelo menos uma casa própria, morar no centro da cidade e não precisar sustentar os pais na velhice são pontos a mais nos anúncios espalhados pelos parques do país, onde dezenas (e às vezes centenas) de pessoas se reúnem diariamente à procura de possíveis candidatos.
Um fato ainda mais inusitado é que a busca pelo pretendente ideal é realizada pelos pais, muitas vezes sem o consentimento dos filhos. As “feiras dos solteiros” mais movimentadas acontecem aos domingos, quando inúmeros papéis são pendurados em varais e árvores dos parques de grandes cidades, como Pequim, Xi An e Chengdu.
Enquanto exibe as fotos da filha em um tablet, um pai – que prefere não ser identificado – faz questão de mostrar o anúncio da aeromoça, de 29 anos. Funcionária de uma companhia aérea internacional, dona de um apartamento e, segundo ele, bastante educada e bonita. Na maioria das vezes a procura é por alguém em condições parecidas. Principalmente no que diz respeito ao salário, à formação profissional e ao endereço. Uma pessoa do interior, por exemplo, tem pouquíssimas chances com uma pessoa da região central de Pequim, capital do país.
O relatório das Nações Unidas de Dados Mundial de Casamento 2012 mostra que menos de 10% das mulheres chinesas na faixa dos 30 anos ainda estão solteiras. O baixo índice tem uma razão: ficar sem um pé de meia após esta idade é considerado uma desonra na cultura chinesa. A nova geração, no entanto, começa a demonstrar certo desinteresse pelo casamento. É o caso da engenheira Chen Amo, de 28 anos. Ela diz ainda não saber se subirá ao altar um dia. Mas garante que jamais recorreria ao método para encontrar um noivo. 

Fonte: Extra/Blog Aí Vamos Nós e Verdade Gospel
Share on :
 
© Copyright Rede Mais Gospel 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all