terça-feira, 16 de setembro de 2014

Os 7 profissionais mais procurados pelas empresas em 2014

SÃO PAULO - Um estudo realizado pela empresa de recrutamento especializado Robert Half mapeou as profissões mais demandadas em sete áreas do mercado de trabalho brasileiro neste ano. Cargos como de gerente contábil, gerente de vendas e de marketing, assim como engenheiro de vendas e gerente comercial, entre outros, foram os mais demandados até agora - e são a grande promessa para o final deste ano.
De acordo com o diretor de operações da Robert Half do Brasil, Fernando Mantovani, o aumento na demanda por estes cargos pode ser explicado em função do atual momento econômico do País. “Em cenários menos favoráveis, a regra é alavancar vendas, controlar custos e melhorar a eficiência das operações”, explicou.
Confira abaixo a lista dos profissionais mais procurados em cada área e os motivos para o aquecimento da demanda:
Finanças e contabilidade: gerente contábil
Segundo o levantamento, o mercado de finanças sofre com uma contínua escassez de profissionais que tenham conhecimento em ingê e com perfil “parceiro do negócio”.
Perfil esperado dos profissionais: formação em contabilidade, com CRC ativo, inglês fluente, atualizado com as normas contábeis brasileiras e internacionais, que seja capaz de entender e influenciar o negócio e que tenha boa comunicação.
Mercado financeiro: gerente de riscos (mercado, crédito, liquidez, operacional)
Os bancos têm se readequado às novas legislações e às regulações do Banco Central. “Para isto, a demanda em áreas de controles, compliance e risco está aquecida”, disse Mantovani.
Perfil esperado dos profissionais: Formação em cursos como administração, economia e engenharia, Profissionais analíticos, com perfil organizado e de processos. Inglês fluente é mandatório.
Vendas: gerente de vendas
Momento econômico tem forçado as empresas a apostar na força de vendas para alavancar os resultados e a rentabilidade.
Perfil esperado dos profissionais: consultivo, com foco na necessidade do cliente e visão global de negócios. O nível da formação acaba ficando em segundo plano e a experiência conta, principalmente, quando se trata de produtos e serviços específicos e relacionamento prévio com clientes-chave.
Marketing: gerente de marketing
A área de marketing vem passando por um momento de reestruturação nos últimos semestres. Para o executivo, as organizações optaram por estruturas mais enxutas, ganho de sinergia e agrupamento de mais responsabilidades sob equipes menores. “O gerente de marketing com experiência e visão de negócios é mais valorizado nesse cenário.”
Perfil esperado dos profissionais: formação em faculdades de primeira linha, experiência internacional e línguas são valorizadas, principalmente em empresas globais.
Engenharia: engenheiro de vendas
A indústria dá preferência a contratar engenheiros nas áreas comerciais, pois a formação técnica permite que ele entenda a necessidade do cliente de forma específica para propor soluções completas.
Perfil esperado dos profissionais: além dos conhecimentos técnicos, as empresas valorizam cada vez mais habilidades como comunicação, visão estratégica, negociação e relacionamento interpessoal. Inglês fluente continua a ser uma exigência para muitos cargos. Formação em faculdades renomadas é um diferencial.
Seguros: gerente comercial/novos negócios
Com a profissionalização e o desenvolvimento da indústria de seguros e resseguros no País, cresceu a demanda por foco em desenvolvimento de relacionamento em novas contas.
Perfil esperado dos profissionais: capacidade de conquistar novos clientes para aumentar a carteira, além de experiência e habilidade estratégica para identificar as melhores oportunidades no mercado.
Jurídico: advogado sênior especializado em Consultivo Tributário
Com o aumento da preocupação das empresas em desenvolver planejamentos tributários que possibilitem economia financeira, cresce a demanda por advogados com conhecimento na área.
Perfil esperado dos profissionais: tanto para empresas, quanto para escritórios, os profissionais devem ter formação de primeira linha, especialmente em Direito e Contabilidade.
Share on :
 
© Copyright Rede Mais Gospel 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all